Comparar as marcas pelos valores iniciais ou faturamentos mensais?

Dar um novo rumo a careira profissional, decidir abrir o próprio negócio e resolver entrar no ramo das franquias não são escolhas fáceis. Quem quer empreender neste mercado tem muitas dúvidas na hora de escolher marca franqueada. A dúvida de muitos é o que comparar entre as redes: os valores iniciais semelhantes ou faturamentos mensais distintos? O sócio-fundador da ba}STOCKLER, Luis Henrique Stockler, explicou de forma simples como a escolha pode ser feita de maneira segura e eficaz.

Stockler enfatizou que a escolha da franquia não deve ser feita inicialmente pelo investimento, taxas de franquias ou faturamento. Mas sim pela afinidade que o empreendedor tem com a operação. Sendo assim, ele realmente tem que gostar muito do que vai fazer pelos próximos cinco anos no mínimo. “Se ele tiver a certeza de que fez a escolha certa para sua vida ele vai ter muito maior probabilidade de ter sucesso”, contou.

Depois de uma profunda reflexão e a escolha do segmento que quer seguir, o empreendedor pode começar a análise financeira. O sócio-fundador deu a dica: “Primeiro procurando um negócio do tamanho do seu bolso, ou seja, de sua capacidade de investimento, mas respeitando uma simples regra: Nunca investir 100% de seu capital. Minha recomendação é que o investimento não deve ultrapassar a 80% de sua reserva”, e completou, “após ter selecionado pelo menos três diferentes negócios, ele deve começar a comparar todos demais fatores financeiros, sempre em conjunto, faturamento, lucratividade, investimentos na montagem do negócio, taxa de franquias, taxa de marketing e, também, a taxa de royalties. Nada deve ser deixado de lado, ou melhor, tudo o que impacta em investimento e, principalmente, despesas, deve ser considerado”. 

Luis Henrique lembrou que durante a pesquisa, o empreendedor deve conversar com, pelo menos, quatro tipos de franqueados que fazem parte da rede e investigar a satisfação que estes tem com a operação, com os resultados e com o relacionamento entre franqueado e franqueador. “Deve conversar com quem está próximo do franqueador, com quem está longe, com quem recentemente inaugurou uma operação e com quem esta a muito tempo no negócio. Assim ele terá um panorama completo da satisfação dos franqueados”, salientou. 

Depois das análises feitas, de conhecer bem as marcas, escolher ficará bem mais fácil. Se a decisão já foi feita, antes de bater de vez o martelo, Stockler deu a última dica: “tente sempre se enxergar dentro da operação, do dia a dia do negócio pelos próximos 10 anos na figura do gerente. Se você não gostar do que enxergar, se achar que vai ficar entediado ou frustrado, procure por outra operação”.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!