Com o crescimento do mercado de franquias evoluir é preciso

Publicado em 31/03/2015 por Bruna Santos de Souza

Franqueadores do setor de seguros e de tecnologia são enfáticos ao dizer que as marcas precisam desenvolver novos produtos e serviços se não quisrem ficar no passado.

O mercado de franquias cresceu em 2014. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) no ano passado o setor registrou aumento de 7,7%, com faturamento de R$127, 331 bilhões. Ainda segundo o estudo da ABF, houve expansão de 9,8% das unidades franqueadas em operação em todo o Brasil, ou seja, foram abertas mais de 11 mil unidades. Sendo que também houve o acréscimo no quesito de novas marcas de franquias, foram abertas 2.942 redes, aumento de 8,8%. Com o avanço do setor os franqueados são unânimes em dizer que é preciso inovar para não ficar no passado.


Com 20 anos no mercado e há apenas um ano como franqueadora, a seguradora San Martini percebeu que no último ano a expansão da marca foi maior do que o esperado. Atualmente a rede conta com 104 unidades, sendo que está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Manaus, Teresinha, dentre outras cidades. A escolha pela forma de expandir a rede foi após um estudo e o diretor executivo disse não se arrepender. “O sistema de franquias é sem dúvidas o meio mais rápido e menos oneroso de se expandir uma marca. A expansão em todo o país e ao mesmo tempo a profissionalização e atração de tantos para o promissor mercado de seguros vieram acompanhadas da responsabilidade e seriedade de quem busca um crescimento sustentável dentro das normas vigentes”, salientou Carlos Alexandre Gomes, diretor executivo da rede de franquias San Martin Seguros.


Mesmo com ótimos números, Gomes lembrou que é importante atualizar sempre que possível os serviços oferecidos aos clientes, no qual nesta alteração é necessário a participação do franqueado e do franqueador. Carlos Alexandre contou que a San Martin está apostando em um novo modelo de produtos, no qual objetos como celulares, notebooks e bicicletas podem ser segurados. “Estamos trabalhando com bastante êxito em demonstrar para nossos franqueados que seguro não é somente para automóveis e imóveis, que outros ramos permitem menos concorrência e mais margens de lucros, o que já vem se refletindo nos últimos resultados”, explicou o diretor.


A Gigatron Tecnologia, empresa especializada em serviços tecnológicos,  também preocupa-se em se manter em constante atualização, principalmente por que com o mercado aquecido, com o aumento das empresas e pela busca de espaço nos municípios brasileiros aumenta também a concorrência. Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron, externou que “nós nos preocupamos em criar modelos de negócios rentáveis e escaláveis. Nossos franqueados sabem que a empresa está sempre preocupada em levar maior rentabilidade para a unidade dele. Sucessivamente criamos novos modelos de negócios para estar à frente do que o consumidor espera”. 


Para o diretor a renovação no mercado de tecnologia não está atrelada apenas ao crescimento do mercado, mas também a variação constante dos produtos oferecidos. “No universo de tecnologia as mudanças são rápidas, temos que nos adaptar a esse cenário. Isso faz com que busquemos soluções rápidas e aprimorar faz parte disso”, concluiu. 


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Mercado de franquias, Franquias, Franqueadores, ABF, Gigatron, Crescimento da franquia