Caseiro e profissional: franquia traz melhor de dois mundos

Em fase de “take off”, a Delícia de Bolos Caseiros se prepara para crescer em seu segmento

A Delícia de Bolos Caseiros teve início em 2015, quando Osmar Afonso e Salvatore Privitera, que já tinham franquias na área de comunicação, decidiram desenvolver uma franquia no segmento de bolos caseiros. A área parecia promissora, pois se adequava ao modelo de micro franquia, no qual ambos tinham expertise. Só precisavam de alguém que estivesse (literalmente) com a mão na massa.

Acabaram buscando uma parceria com Jucimara Cintra, que tinha uma loja na Zona Sul de São Paulo, com o nome de Delícia de Bolos Caseiros, que produzia bolos caseiros diferenciados.

Atualmente a marca promete uma taxa de franquia entre as menores do mercado e uma das mais rápidas taxas de retorno.

A Delícia de Bolos Caseiros é uma microfranquia que deseja proporcionar ao franqueado um negócio simples, rentável e que possa ser desenvolvido no âmbito familiar.

Para saber como isso funciona na prática, conversamos com Salvatore Privitera. Confira.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Como ele é treinado? É comum a operação em casa e em família?

Salvatore Privitera: O franqueado ideal é, de preferência, mulher, com idade entre 25 e 50 anos, escolaridade média ou superior, espírito empreendedor, facilidade no relacionamento interpessoal e prazer em lidar com alimentos.

O franqueado recebe treinamento teórico, com um dia de duração, nas áreas administrativas e mercadológicas, e treinamento prático de produto, com seis dias de duração, na loja parceira da franquia, ou na de um franqueado, elaborando os produtos do receituário da franquia.

A operação em família é comum, enquanto é difícil a operação em casa, face as peculiaridades do ponto comercial.

Mapa das Franquias: Depois de ingressar na rede, como o franqueado é acompanhado no dia a dia? Whatsapp, intranet, outros?

Salvatore Privitera: O franqueado é acompanhado por telefone, WhatsApp, Skype. Assim que a franquia adquirir o tamanho mínimo necessário, será implantado um programa de monitoramento “in loco”.

Sabores e qualidade

Mapa das Franquias: Como manter o bolo com sabor caseiro mesmo numa franquia? Existe alguma supervisão em cada unidade?

Salvatore Privitera: Por enquanto, o receituário padronizado garante a uniformidade dos produtos e seu sabor caseiro. Quando for implantado o programa de monitoramento “in loco”, ele irá garantir, também, a fiscalização do padrão de qualidade e de uniformidade.

Mapa das Franquias: Como são criados novos sabores? O franqueado tem alguma liberdade de inovar ou modificar receitas já existentes?

Salvatore Privitera: Os novos sabores são criados por Jucimara, sócia da franquia, que responde pela área de produto, enquanto continua sendo dona da sua loja e, também, pelas franqueadas. Neste caso, a nova receita é submetida a franqueadora para apreciação e eventual aprovação.

Mapa das Franquias: Quais os planos e estratégias para crescer em 2018? Acreditam que a retomada da economia seja mesmo para valer?

Salvatore Privitera: A franquia se encontra na fase de “take off” e podemos prever um certo nível de crescimento automático, alavancado, também pela localização das franqueadas atuais, em centros de forte atração comercia.

A feira do SEBRAE, da qual iremos participar em abril, deverá influenciar nossa expansão, por ser uma feira com foco em negócios como o nosso, isto é, a micro franquia.

A retomada da economia é ainda muito tímida para ter impacto significativo e as eleições não devem afetar os planos da franquia.