Carto, micro franquia de cartões private label, prepara-se para crescer mais de 20% em 2015

Publicado em 23/01/2015 por Imprensa

O Grupo Connect, que detém as marcas Carto e Check Check, faturou R$ 55 milhões em 2014

Em 2014, milhares de pequenos e médios varejistas trocaram as tradicionais caderneta e venda fiada por uma maneira mais segura e imediata de receber seus dividendos: os cartões private label.

Cartões private label são aqueles que trazem estampada a marca da empresa que o fornece aos seus clientes e podem ser de crédito pré e pós-pago, de fidelidade ou até vale-presente. São uma tendência mundial e facilitam a concessão de crédito para o pequeno e médio comércio varejista. Eles eliminam ferramentas informais, como as citadas caderneta e a venda fiada; garantem mais segurança de pagamento para o lojista e praticidade para os clientes.

O Grupo Connect é uma das maiores empresas brasileirasem informação de crédito e cadastro, com faturamento de R$ 55 milhões em 2014. O Grupo opera as marcas Carto e Check Check, possui mais de 40 mil clientes, realiza 4 milhões de consultas por mês e conta com 350 milhões de registros em seu banco de dados próprio, além de manter parceria com a Serasa, de quem também obtém informações para seus clientes.

A Carto entrou no mercado de franquias no final de 2013, somando 26 unidades franqueadas hoje. Em 2014, oito delas foram inauguradas: Feira de Santana (BA), Blumenau (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rondonópolis (MT). “Foi um ano difícil para a Economia brasileira, mas crescemos porque estamos em um segmento em expansão”, acredita Enio Cursino, diretor do Grupo Connect.

Para ele, não há uma região preferencial para implantar uma franquia Carto. “Como o nosso é um negócio inovador, que estimula, organiza e profissionaliza a concessão de crédito para comércios de pequeno e médio porte – que existe e se fortalece cada vez mais em todos os lugares do Brasil – há muito espaço para crescimento da franquia”, acredita.

Apesar de ser um negócio novo – o que muitas vezes é um entrave para atrair interessados em se tornarem franqueados – a Carto conseguiu, em 2014, realizar acordos importantes com franqueados Check Check, para que se tornassem também franqueados Carto. “A confiança da própria rede nos fortaleceu. Essa foi a grande conquista de 2014”, comemora o diretor.

Perspectivas 2015

A Carto planeja crescer 22% em volume de negócios e em carteira de clientes em 2015. Para alcançar este objetivo, uma nova política de gestão interna já está sendo implantada, para melhorar o atendimento ao franqueado, oferecer mais qualidade nas ferramentas, alavancar vendas e ter um marketing mais agressivo.

Também faz parte da estratégiado Grupo Connect variar o portfólio de serviços e produtos oferecidos. Já no primeiro trimestre, a Connect vai passar a oferecer o serviço de Cerificação Digital, além de lançar um novo sistema de gestão, uma ferramenta que poderá ser oferecida aos varejistas clientes das franquias. O sistema é um mecanismo de apoio à base de clientes, que tem como finalidade melhorar os processos de gestão e dar mais solidez. “Empresas de pequeno e médio porte têm muita dificuldade em realizar gestão de processos e vamos ajudá-las nisso, já que somos uma empresa de Soluções Inteligentes para o mercado de PME”, afirma Cursino.

Outra novidade para 2015 é que a Carto vai oferecer a TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), para facilitar as operações. Com a TEF, a opção de pagamento com cartão private label será mais uma dentre as já conhecidas: cheque, dinheiro ou cartão de crédito/débito. As vendas serão alavancadas e o benefício estará disponível inclusive para quem ainda não é cliente Carto, mas usa o SiTEF (sistema da empresa Software Express, parceira da Carto nesta ferramenta). Assim, a aposta é de que cresça o interesse pela modalidade private label, abrindo novas possibilidades de negócios para os franqueados. 

O diretor vê no mercado de PME um enorme potencial de crescimento, mas sabe que esse nicho tem pouca visibilidade no mercado. “É preciso muito esforço para conseguir um grande volume e realizar lucros nesse mercado. Mas a Connect – e a Carto – têm um histórico de dedicação a ele, e acreditamos nas PMEs”, destaca. Por isso, em 2015, a Carto tem como meta abrir 12 ou 13 novas unidades franqueadas, preferencialmente nas regiões Norte e Sul do Brasil. “Por ser pioneira e realizar um trabalho de qualidade, a Carto está se tornando referência no mercado e já temos recebido demanda espontânea de franqueados”, comemora Cursino.


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Palavras-chaves: Franquias de serviços , Franquias , Carto , Microfranquias , Franchising 2015