Calçados Bibi é a primeira empresa a conquistar o Selo Diamante no Programa Origem Sustentável

Confirmando o comprometimento em oferecer o que há de melhor para que a criança tenha o desenvolvimento natural e saudável, a Calçados Bibi tornou-se a primeira empresa a receber certificação máxima do Programa Origem Sustentável. A iniciativa, promovida em conjunto pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Instituto by Brasil (IBB), certifica empresas que incorporam os 52 indicadores de sustentabilidade em seus processos produtivos. Para isso, é estruturado em níveis de evolução, sendo eles Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Aos que não conhecem, o programa é pioneiro na certificação em sustentabilidade da cadeia produtiva do calçado nacional, alcançando reconhecimento internacional de instituições como a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A Bibi aderiu ao programa  na data de seu lançamento, em 2013. Na ocasião, a marca já atendia acima de 76% dos indicadores obrigatórios, conquistando o Selo Bronze. Dois anos depois obteve o  Selo Prata, comprovando em auditoria realizada pela SGS (System & Service Certification), o atendimento acima dos 76% de indicadores obrigatórios e 69% de indicadores muito importantes. 

Em 2016, a empresa foi novamente auditada, obtendo o Selo Ouro, comprovado pelo atendimento superior aos 76% de indicadores obrigatórios, 69% de indicadores muito importantes e acima de 34% de indicadores desejáveis. Já em novembro de 2018, a Bibi obteve o Selo Diamante, que é o mais alto nível do programa. Por meio deste selo, a marca demonstrou que além de atender aos requisitos do Selo Ouro, também comprovou a evolução em seis indicadores nos últimos dois anos. Estes indicadores apontam melhorias em questões ligadas à gestão de resíduos, substituição de adesivos químicos por base água, utilização de componentes e embalagens recicladas e recicláveis, e a incorporação da sustentabilidade no planejamento estratégico da empresa. 

“Estamos muito entusiasmados com a conquista do Selo Diamante do Programa Origem Sustentável. Este fato demonstra nosso compromisso com os pilares social, econômico e ambiental, além de transcrever a transparência dos processos realizados durante a fabricação dos calçados, levando a todos os nossos stakeholders o DNA da Calçados Bibi. Esta certificação evidencia um pouco do nosso dia a dia e a preocupação que temos em oferecer o melhor produto ao público infantil. Estamos honrados em sermos a primeira empresa do Brasil a conquistar tamanho reconhecimento”, revela o presidente, Marlin Kohlrausch.

De acordo com a coordenadora de Projetos de Inovação do IBB, Linda Pienis, o programa é auditado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e SGS Certificadora, e é pioneiro no setor brasileiro. “Com esta conquista, a Bibi representa um modelo a ser seguido pelas demais empresas do setor, além de ser grande incentivadora da implementação da sustentabilidade em toda cadeia produtiva. Ela é a única empresa participante do programa que chegou neste patamar de certificação”, finaliza Linda.