Café e papinha para bebê se entrelaçam em franquia diferenciada

O Sterna Café foi idealizado por Deiverson Migliatti, em setembro de 2015, fugindo de um conceito padrão de cafeterias. A proposta é a de oferecer uma experiência completa e agradável no mundo dos cafés. Por isso, os pontos fortes para a abertura das franquias são prédios comerciais e até hospitais.

A estratégia de estar locado em lugares com grande circulação de pessoas traz três pilares de atendimento: o próprio espaço do café, eventos corporativos (Coffee Break, Welcome Coffee, Coquetel e Happy Hour) e delivery.

O nome Sterna é uma espécie de ave marinha que viaja o equivalente a três idas e voltas da Terra à Lua ou 60 voltas ao mundo. Após viajar por 60 países conhecendo blends exclusivos, Deiverson Migliatti e sua esposa fundaram a rede Sterna Café com objetivo de democratizar o café no Brasil, trazendo grãos de diversos locais do mundo.

Qual o melhor formato pra mim?

Mapa das Franquias: Quero investir mas a franquia tem quatro diferentes formatos: loja, quiosque, To Go e bistrô. Como escolher?

Deiverson Migliatti: Cada modelo tem um investimento diferente. E cada modelo tem um perfil de público. Exemplo: modelo to Go são para locais de alto fluxo de passantes e com pessoas com pressa. Por isso é necessário primeiro analisar o tipo de público e local que a franquia será instalada. No caso do endereço do Sabará, além dos cafés especiais, bebidas quentes e geladas, também fizemos uma customização com o perfil do local, pensando também nas crianças. Exemplo: temos até papinha de bebê.

Mapa das Franquias: Também existem os diferentes métodos de extração da bebida. Como ajudar o cliente a escolher o método de extração ideal? Método Clever, French Press ou HarioV60?

Deiverson Migliatti: Cada método de extração tem sua particularidade. Se a pessoa vem em busca de um café mais puro recomendamos a Chemex, método que permite explorar os aromas daquele grão. No caso do método Frech Press ou Prensa Francesa é ideal para quem quer um café com muita cafeína.

Tudo realmente depende da experiência que o consumidor deseja, indo além de uma simples xícara de café.

Mapa das Franquias: Como o franqueado é treinado para lidar com esses diferentes métodos?

Deiverson Migliatti: Todos os franqueados passam por uma imersão aprendendo sobre cada método. O mesmo acontece com os funcionários de cada unidade.

Mapa das Franquias: Como são escolhidos os grãos de destaque vindos de de países como Colômbia, Costa Rica, Quênia, Peru, Honduras, Etiópia, entre outros? O franqueado participa da escolha?

Deiverson Migliatti: Temos uma curadoria dos grãos, um profissional que garimpa os melhores grãos. Ele sempre tem que ser especial com nota acima de 85.

Mapa das Franquias: Planos para 2019: para onde e como crescer? Qual a estratégia?

Deiverson Migliatti: Manter a estratégia de crescer em pontos não tradicionais e iniciar abertura em shopping. Começamos pelo shopping da rede Multiplan, e abrimos a primeira unidade no Shopping  Anália Franco. A chegada do Sterna por lá está um sucesso, pois é  a oportunidade para o público de shopping conhecer grãos especiais, métodos diferentes e cafés do mundo todo.