Café Cultura conquista prata na categoria projeto arquitetônico em prêmio da ABF

A rede de cafeterias Café Cultura, de Florianópolis, conquista mais um importante prêmio nacional. Desta vez ficou com a prata na categoria Projeto Arquitetônico no 8º Prêmio ABF + RDI Design 2018, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Retail Design Institute Brasil (RDI). A empresa se destacou com o case da Loja Conceito, inaugurada em março na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC).

Os ganhadores foram revelados na noite do dia 17, durante a 18ª Convenção ABF do Franchising, na Ilha de Comandatuba (BA). “Para nós é um grande orgulho termos este projeto reconhecido. Nossa ideia foi criar um ambiente com alma, que contasse um pouco da nossa história, valorizando a experiências e a cultura do encontro. E a conquista desse prêmio revela que a mensagem foi compreendida”, afirma Luciana Melo, fundadora do Café Cultura.

Essa é a segunda vez que a empresa é premiada pela ABF. Em 2017, ficou na mesma colocação na categoria Brand Design, com o projeto da nova identidade visual da marca. Este é também o segundo prêmio conquistado pela Loja Conceito, que em agosto ficou com o segundo lugar na categoria “Ambientação e Experiência do Consumidor”, no Prêmio Inovação em Design no Varejo 2018 – condecoração concedida pelo RDI (Retail Design Institute) em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV).

Sobre a Loja Conceito – São 400 m² com uma decor que mistura linguagens moderna e cosmopolita.  A loja é ampla e arejada, com pé direito alto e combinação de madeira clara e ferro preto. As luminárias industriais e o neon se misturam a elementos que remetem ao lar, como sofás de couro, tapete persa, plantas e até uma lareira. Destaque para as luminárias feitas com sacas de café, costuradas a mão.

No local foram reunidas peças do acervo pessoal dos sócios e objetos garimpados em feiras e antiquários, transformando o Café Cultura num lugar único, repleto de significados. O projeto arquitetônico e a decoração são assinados pelo arquiteto Darlei Voltolini, da EA+ Arquitetos Associados, com direção criativa de Nanina Rosa e Cecília Rosa (as irmãs até 2015 eram responsáveis pela parte criativa da rede Imaginarium e ingressaram recentemente como sócias do Café Cultura).