Bom pra cachorro! E pra franqueado?

Atualmente existe muita expectativa em torno de uma retomada na economia como um todo, especialmente do mercado de pets. Se por um lado o IBGE aponta números surpreendentemente favoráveis, como você verá a seguir, por outro, a realidade talvez não seja tão cor-de-rosa, de acordo com que atua nesse mercado.

Afinal, qual o verdadeiro retrato do setor? Conversamos com a Dra. Monique Rodrigues, fundadora da franquia veterinária Clinicão, clínica com atendimento diferenciado voltado para um público disposto a investir na saúde de seus cães e gatos. Ela nos contou como tem enfrentado esse momento econômico delicado, falou de seus diferentes modelos de franquia para melhor atender a disponibilidade financeira dos franqueados e muito mais. Confira a seguir nossa conversa.

Mapa das Franquias: Como surgiu a Clinicão? O que ela oferece ao mercado e por que pode ser atraente para quem deseja ingressar numa rede de franquias?

Dra. Monique Rodrigues: A clínica foi fundada em 1993. A franquia foi fundada em 2016, a partir da observação dos administradores da necessidade de implantação de ferramentas de gestão no negócio.

Mapa das Franquias: Por que a Clinicão optou por disponibilizar três modelos diferentes de franquia? Quais as vantagens para o franqueado?

Dra. Monique Rodrigues: Existem diferenças no negócio. Alguns veterinários não fazem cirurgia, por isso não precisam de uma clínica. Os dois modelos de consultório atendem diferentes faixas de investidores. O ideal é começar com a menor e ir crescendo com a demanda.

Mapa das Franquias: É obrigatório ser veterinário para ingressar na rede Clinicão? Se o franqueado não for veterinário e tiver de contratar um profissional da área, o quanto oscila sua rentabilidade?

Dra. Monique Rodrigues: Não é obrigatório, mas tem que ter um veterinário para atender os animais. O impacto já está previsto no plano de negócios.

Mapa das Franquias: Como funciona o suporte de gestão do negócio oferecido aos franqueados?

Dra. Monique Rodrigues: Suporte na implantação, treinamento da equipe, contratação e treinamento do veterinário, sistema SAP, elaboração das campanhas publicitárias, auxílio de consultoria de campo e controle de metas e resultados.

Mapa das Franquias: De acordo com o IBGE, o faturamento nominal do setor Pet cresceu 7,8%em 2015, chegando a R$ 18 bilhões. Esse desempenho foi acima do PIB, que teve encolhimento de 3,8% quando comparado a 2014. Como é possível atravessar um dos piores períodos econômicos da História com esses números? Foi assim também para a Clinicão ou os franqueados foram afetados pela crise de alguma forma?

Dra. Monique Rodrigues: Apesar do crescimento do setor, provocado pela humanização dos animais de companhia, seria insensato dizer que não houve queda. Apesar da crise a demanda se manteve, não houve retração. Os novos investidores estão temerosos, com medo da resposta e da insegurança do mercado, algo esperado nesse momento difícil em nosso país.

Mapa das Franquias: A Clinicão planeja crescer em 2017/2018? Qual a estratégia?

Dra. Monique Rodrigues: Sim. O crescimento deve ser sustentável para podermos fornecer a qualidade que esperamos. A ideia é chegar a seis franqueados, apenas, até o final de 2017. Uma rede pequena, lucrativa e sustentável é a intenção da rede.