Banneg investe em educação financeira para seus colaboradores e franqueados

A falta de dinheiro é o grande problema de grande parte dos brasileiros. Mas e quando essa preocupação acaba ultrapassando as portas do trabalho e começa a gerar queda da produtividade, o que fazer?

Muitos profissionais afirmam que é muito difícil deixar de lado os problemas pessoais, já há aqueles que conseguem separar muito bem vida pessoal e profissional. Mas quando o descontrole financeiro afeta esses profissionais muitos acabam recorrendo a empréstimos e até mesmo solicitando ao patrão adiantamento do salário. Há casos ainda de faltas no trabalho para resolver problemas financeiros. Com isso, uma enorme bola de neve começa a se formar.

Para lidar com essas questões as empresas estão buscando formas eficazes e implantando uma educação financeira com o objetivo de orientar e oferecer suporte para que o colaborador tenha equilíbrio financeiro.

A rede Banneg – Banco de Negócios, por ser uma franquia especializada no mercado financeiro, enxergou que essa era uma grande oportunidade de oferecer aos seus colaboradores e investidores, um programa de educação financeira com o intuito principal de gastar o dinheiro de forma inteligente, e assim, aplicar no seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.

Dentro da Academia Banneg está disponibilizado aos colabores e franqueados da rede curso completo de Educação Financeira com diversos módulos que habilita todos que participam a prova de Certificação ANEPS. São cursos com temas como: Orçamento familiar; O valor do dinheiro no tempo; Como administrar as prestações mensais; Crédito e o perigo do endividamento; Os perigos do empréstimo do nome para operações financeiras; Troca de dívidas; Empréstimo pessoal; Empréstimo consignado; CDC; Arrendamento Mercantil; Ética e a sua importância; Defesa do consumidor; Defesa do cliente bancário; Combate a lavagem de dinheiro; Risco de Reputação; Análise de documentos para operações de crédito; Combate as Fraudes; Como funciona o SFN (Sistema Financeiro Nacional), dentre muitos outros temas.

Além do curso completo para a certificação ANEPS, onde o profissional se habilita a intermediar produtos financeiros com responsabilidade, o colaborador ainda encontra um curso completo da matemática comercial, e um curso básico da matemática financeira, com dicas e instruções de como utilizar a calculadora convencional e a HP 12C no seu dia a dia. 

Carlos Alexandre Gomes, diretor executivo do Banneg-Banco de Negócios, conta que o curso recém-implantado na franquia já conta com 72 pessoas matriculadas e estudando de forma regular. A previsão é que para esse segundo semestre, cerca de 200 alunos estejam se qualificando. “Trata-se de um curso gratuito e online através da Academia Banneg, na qual todos os colaboradores da rede, bem como os franqueados acessam a plataforma a qualquer horário do dia. Os acessos são simultâneos e cada um com um login e uma senha individual. As aulas têm duração em média de 45 a 60 minutos e os colaboradores, parceiros de negócios e franqueados não pagam nada por esses acessos”, explica.

Educação financeira em empresas

Grande parte da importância de fazer um curso de educação financeira é como o próprio nome já diz: lidar com o dinheiro para administrá-lo com inteligência. Em um cenário de dúvidas e preocupações cada vez maior com o futuro, é que a educação financeira entra em ação.

Em virtude disso, muitas médias e grandes empresas já enxergam a importância de adotarem esse sistema e aplicar para seus colaboradores. Afinal, com o controle financeiro, o funcionário conseguirá executar melhor suas tarefas, com atenção e dedicação não deixando que o problema pessoal interfira na sua produtividade. “Para quem atua no segmento financeiro, entender do assunto é tão importante como o “ar” que ele respira, já que é necessário dominar o assunto para oferecer a outras pessoas, bem como aplicar no seu dia a dia”, diz Gomes. 

Dicas para não entrar no endividamento

O diretor dá algumas dicas para aqueles que querem evitar o endividamento ou também para aqueles que já estão no vermelho. Confira:

  • – Gastar menos do que ganha para possibilitar uma poupança mensal para possíveis necessidades futuras;
  • – O endividamento deve ser utilizado apenas como uma forma de adquirir bens duráveis, tais como: carro, imóveis, móveis e utensílios familiar. Porém não se deve usar o crédito como aumento de renda para aquisição de produtos de rápido consumo;
  • – Não fazer empréstimo em seu nome para repassar a terceiros, sem antes saber se será possível assumir a dívida em caso de inadimplência do mesmo. A mesma regra se aplica em caso de fiança.
  • – Em caso de endividamento, procurar administrar as taxas de juros buscando alternativas emergenciais, como  a troca de dívidas;
  • – Viver um degrau abaixo, ou seja, se ganha R$4 mil, viva como se ganhasse R$3 mil. 

Dê olho nas oportunidades

Além do programa da Educação Financeira, o Banneg já prepara outros cursos de qualificação. Em breve, todos os franqueados da rede também poderão conferir novos temas que poderão ser aplicados em suas unidades, que ajudarão alavancar suas vendas.

Os cursos são voltados para diversos produtos financeiros, como: Consórcios, Empréstimos Consignados, Empréstimos Pessoais, Financiamentos, Crédito com garantia de imóveis, Cartão de Crédito, dentre outros. “Queremos que o franqueado cresça junto à empresa e buscamos as melhores formas para que ocorra esse crescimento. Daí a importância de oferecer um suporte com qualidade e respaldo sempre que o empreendedor precisar”, conclui Gomes.