Após ser questionada se queria ser mãe ou ter uma carreira, empresária deixa o cargo e abre empresa

Profissional da área de comunicação, Vanessa de Oliveira (foto) fez carreira na televisão e na indústria. No último emprego, viajava constantemente para lugares distantes e com difícil acesso a internet e telefonia. O trabalho começou a pesar após o nascimento da filha. “Todos os meses eu era obrigada a ficar dias longe dela. Sentia muitas saudades e ficava sempre preocupada,” conta. Após tentar negociar um novo arranjo de trabalho, Vanessa foi questionada se queria ser mãe ou ter uma carreira. “Como se uma coisa anulasse a outra.” Aquela pergunta impulsionou que tomasse uma decisão: decidiu pedir demissão e empreender. “Como empresária eu posso definir os meus horários. Isso não quer dizer que seja fácil. É preciso muita dedicação para fazer um negócio dar certo, mas pelo menos eu tenho as rédeas em minhas mãos,” explica.

A ideia de criar uma empresa de publicidade em saco de pão surgiu após um encontro com amigas em uma padaria. No caminho, Vanessa recebeu algumas propagandas em forma de panfletos. “Foi naquele momento em que a ideia do que é hoje a Mídia Pane começou a surgir.” Nos dias seguintes, ela começou a pensar em como colocar o negócio no mercado. A ideia era inovadora e com muito potencial: utilizar um espaço ignorado – o saco de pão branco – para veicular conteúdo publicitário e chamar a atenção do consumidor em momentos descontraídos, como o café da manhã e da tarde. “Não é uma propaganda invasiva e o leitor tem tempo para parar e apreciar a propaganda enquanto come.”

Suas amigas seriam sócias, mas desistiram no meio do caminho. “Já tínhamos os cartões impressos. De repente, me vi sozinha,” conta. “Um parceiro era importante, assim poderia dividir as responsabilidades e ter mais tempo para mim e para a minha filha.” Seu irmão, Henrique de Oliveira, tornar-se então sócio do negócio. Hoje, cinco anos depois, a Mídia Pane é uma rede de microfranquias com quase 200 unidades e presença nacional. “Adotamos o franchising um ano depois de lançar a marca. O formato nos possibilita expandir com mais rapidez. Somente contando com o apoio dos franqueados temos a possibilidade de buscar anunciantes Brasil a afora,” explica.

O franqueado da Mídia Pane tem a missão de prospectar empresas para investir nos anúncios em sacos de pães. Assim que fecha contrato, ele envia a solicitação para a franqueadora, esta responsável pela arte e impressão dos anúncios. Depois de prontos, o franqueado distribui o material gratuitamente em padarias parceiras de sua cidade. “O dono do comércio economiza nos gastos mensais. Temos cases de padarias que economizam até 80% por mês.” O franqueado da rede investe apenas R$ 16.500 para aderir. “Não é preciso de ponto comercial e não tem estoque. Os gastos são mínimos, por isso o valor é baixo.”

Mulheres empreendedoras e o mercado

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número de empregadoras no Brasil cresceu 19% na última década. O número é maior que o aumento de homens empreendedores (apenas 3%). São 5 milhões de empreendedoras, a maioria no sudeste (52,06%). “Sinto-me orgulhosa por ser uma delas.”

A Mídia Pane conta atualmente com 165 unidades em 19 estados. Ao todo, são impressos 1,8 milhão de sacos por mês. A meta de 2015 é comercializar mais 130 unidades. “Estou confiante que vamos conseguir,” finaliza Vanessa.

Sobre a Mídia Pane

Fundada em 2010, em São José dos Campos, interior de São Paulo, a Mídia Pane foi formatada como um negócio que converge dois mercados: o de padarias e o publicitário. Assim, o foco da empresa é comercializar anúncios em sacos de pão e distribuí-los gratuitamente a padarias cadastradas, proporcionando a anunciantes aproveitarem um espaço ocioso e que permite visibilidade em um momento atrativo, que é o café da manha ou da tarde. Devido ao caráter de ineditismo, criatividade e responsabilidade social do negócio (já que os sacos de pão são materiais ecologicamente corretos), a empresa teve uma grande aceitação por parte dos anunciantes e dos donos de padarias desde os primeiros meses. Devido à grande demanda e ao baixo custo operacional, em dois anos a empresa migrou para o franchising, vivenciando um rápido processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias Mídia Pane conta com 165 unidades distribuídas em 19 estados brasileiros e que juntas imprimem cerca de 1,8 milhão de embalagens de pão por mês.

AtitudePress – Karina Mendonça 

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