Após falência como vendedor de chinelos, empreendedor abre convênio médico e fatura R$ 3.5 milhões

Edevaldo Figueredo, 50, formado em educação física no sul de Santa Catarina, deixou a veia empreendedora falar mais alto e aliou o tino de vendedor com a vontade de empreender para criar a Itesc Card, rede de convênio médico dedicada ao sul do país, fundada em 2000 e que faturou aproximadamente R$ 3,5 milhões no último ano.

Antes da rede, Edevaldo apostou em outros segmentos a partir da percepção de demandas de mercado. Como vendedor de colchões, por exemplo, notou que os clientes também procuravam capas para comprar e resolveu fabricá-la, abrindo sua própria confecção. O negócio chegou a ter sucesso, mas devido à inexperiência de Edevaldo, a empresa faliu.

De volta às vendas, passou a comercializar bojos magnéticos para melhorar a circulação sanguínea e na conversa com as clientes percebeu a sua mais importante oportunidade. “Elas sempre diziam que não iam ao médico porque as consultas eram caras e eu, que queria oferecer um produto que trouxesse bem estar e melhoria para a saúde, decidi que precisava atrelar o bojo à um profissional de saúde, para ajudar a alcançar esse resultado”, conta.

Nascia assim a primeira parceria com um médico amigo, na época acupunturista, que no acordo com Edevaldo atenderia as compradoras do bojo por preços mais acessíveis nas consultas. A atenção do profissional para com as pacientes e o aumento das vendas, muitas delas só pelo interesse na consulta, criaram o modelo da Itesc.

Edevaldo abandonou a venda de produtos e dedicou-se ao que gosta de chamar de “convênio de saúde e não médico, porque cuida da sua saúde”. A experiência de negócios anteriores trouxe mais maturidade ao vendedor e seu novo negócio. Dentre os diferenciais, a Itesc trabalha com call center ativo que liga para a base de clientes cadastrados e oferece as consultas de acordo com o perfil de cada cliente.

As marcações das consultas também são realizadas pela equipe Itesc e há um rigoroso processo para credenciar médicos, hospitais e ambulatórios parceiros. “O que queremos oferecer é uma consulta com qualidade, que o médico ouça o que o paciente diz e que mais do que receitar um exame ou remédio, o paciente tenha acompanhamento e não só uma solução”, destaca.

Apesar das exigências para o credenciamento, a Itesc Card possui entre os parceiros uma variedade de dentistas, hospitais e médicos de diversas especialidades em todo o estado de Santa Catarina. Agora, com 2 unidades no sul do estado, os planos são de expansão. A rede vai se transformar em franquia. “Por enquanto o foco será no estado, mas quem sabe não chegamos ao Brasil todo? Queremos crescer com qualidade, mantendo o nosso ideal de saúde e apoiando o franqueado que partilhar dessa ideia”, comenta Edevaldo.

O interessado em abrir uma unidade terá treinamento da rede e lista inicial de credenciados, os mesmos sistemas usados na sede e aplicativo Itesc, além de apoio jurídico, caso necessário.