Após ano difícil, setor de turismo no franchising cresce mais de 30% no Brasil

Brasil, o país da aventura. Com território continental repleto de belezas naturais, o país ainda oferece muito sol e praia aos turistas, seja ele brasileiro ou estrangeiro. O setor de turismo que sofreu uma queda no ano passado, começa a tomar fôlego. Segundo dados divulgados recentemente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de hotelaria e turismo, no primeiro trimestre deste ano teve um faturamento maior em 31% na comparação com o mesmo período de 2016.

O resultado expressivo demonstra a recuperação do segmento que nos primeiros três meses do ano passado havia registrado 15% de queda da receita. A maior estabilidade do dólar, a redução do endividamento das famílias também explicam a significativa expansão.

Henrique Mol, diretor executivo da rede de franquias Encontre Sua Viagem comemora o resultado expressivo do setor. Para ele, a notícia veio em boa hora. “Acreditamos na perspectiva de crescimento na economia por parte do consumidor. No ano passado, vimos uma incerteza na economia sem sinais de melhora e isto refletiu diretamente no consumidor, onde buscava poupar ao máximo, cortando alguns gastos, como viagens”, diz.

ANO PRÓSPERO

Vale lembrar que os Jogos Olímpicos do ano passado, realizados no Rio de Janeiro, deixaram um bom legado no turismo brasileiro. Prova disso é que os turistas estrangeiros injetaram, durante as competições, US$ 166 milhões na economia do país, de acordo com o Banco Central.

No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, foram injetados mais de US$ 6 bilhões pelos estrangeiros, conferindo um aumento de 3% na receita cambial de 2016 em relação a 2015. Por outro lado, os gastos de brasileiros no Exterior caíram 16,4% no ano passado em relação a 2015, o que significa US$ 8 bilhões a menos. O motivo que deixou muitos brasileiros a visitarem terras estrangeiras se resume a crise econômica e o alto valor do dólar que chegou a ultrapassar a casa dos R$ 4, nos últimos dois anos.

Mas 2017 tem tudo para ser um ano bem sucedido. Embora ainda sinta os efeitos do cenário macroeconômico, o mercado de franchising brasileiro começa a apresentar os primeiros sinais de recuperação. No primeiro trimestre deste ano, a receita do setor cresceu 9,4% nominalmente em relação ao mesmo período de 2016. O faturamento passou de R$ 33,710 bilhões para R$ 36,890 bilhões.

“O ano de 2017 para a Encontre Sua Viagem tem sido realmente muito melhor que 2016. Voltamos a ter crescimentos na casa de dois dígitos, menor rotatividade de franqueados e novas lojas inaugurando”, comemora Henrique Mol, que registrou um crescimento do faturamento de 8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período analisado em 2016.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Enquanto algumas empresas tiveram que fechar suas portas, porque não conseguiram sobreviver à crise, Henrique Mol revela que a marca teve que encontrar alguns diferenciais que se destacaram no mercado. “Nosso modelo multimarcas ajuda muito. Temos um número grande de parceiros, buscando sempre a melhor viagem aos nossos clientes, alinhado ao menor preço, o que faz com que atraia mais consumidores”, salienta.

Com a melhora do setor, a rede de franquias tem boas expectativas para atrair novos franqueados. A meta é atingir 550 unidades até o final deste ano.

Henrique dá a dica para aqueles que querem investir neste setor: “Pessoas com perfil comercial e facilidade de relacionamento tem resultados muito interessantes no nosso mercado. É um segmento que possibilita o empreendedor iniciar com pouco capital, aproveitando ao máximo seu ciclo de relacionamento”, conclui.

MODELO DE FRANQUIA

Na Encontre sua Viagem, é possível ter seu modelo de negócio home office, cujo investimento é a partir de R$3 mil.

O home office, possui diversas modalidades que podem variar a taxa de franquia, chegando ao máximo de R$20 mil. A escolha fica a critério do franqueado. O lucro líquido mensal é a partir de R$5 mil, e o prazo de retorno estipulado entre 3 a 12 meses.

“Abrir o próprio negócio é o sonho de grande parte dos brasileiros, mas muitos não arriscam por medo de perder dinheiro e enfrentar alguns desafios que podem ou não dar certo. Nosso negócio vem recebendo uma boa aceitação pelo fato de suprir essas necessidades, além do investidor aplicar pouco dinheiro, nós damos respaldo com nosso suporte e know-how. Até mesmo quem nunca teve a experiência de gestão pode adquirir a franquia porque oferecemos conhecimento em diversos setores, como administrativo, de franquias e turismo. Ou seja, o investidor recebe embasamento para dar início a sua operação”, explicou.

Para quem busca uma estrutura maior, a empresa oferece ainda a modalidade de negócio Loja. Neste, o investimento é de R$40 mil (taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação), lucro líquido de R$14 mil e o prazo de retorno de 12 a 14 meses.