Alimentação em alta: Do gourmet ao tradicional

O gosto pela comida tem conquistado o coração e paladar dos brasileiros. Exatamente por isso, as franquias de alimentação apresentam constante crescimento.

Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising –, no 2º trimestre de 2017, a alta foi de 5,4% em comparação com o mesmo período de 2016. 

Com mais lugares para comer, as redes precisam se reinventar para atrair mais clientes. A era gourmet, por exemplo, trouxe inúmeras novidades aos cardápios de restaurantes, fast-foods, sorveterias etc. Em contrapartida, há quem prefira o tradicional. Uma alimentação que abraça e traz um toque caseiro, com ingredientes mais frescos e selecionados, além de coisas que lembrem a infância ou momentos especiais.

Para manter o equilíbrio entre o gourmet e tradicional, algumas empresas optam pela variedade. A Oh My Dog!, por exemplo, traz o tradicional cachorro quente com um toque diferenciado. Pioneiros no hot dog grande, com 24 cm, ou gigante, com 32 cm, e no queijo derretido com maçarico, as lojas da rede investem em produtos selecionados que trazem alto nível gastronômico, com os hot dogs clássicos até a linha Premium, burger dog, uma alternativa para quem não come salsicha e prefere a carne do hambúrguer, e linguiça suína defumada. Além disso, recentemente, a rede investiu ainda mais no cardápio e, para melhor atender toda a família, trouxe porções de batata frita, onion rings, cheese sticks e crispy chicken, torre de chopp, bem como almoço executivo com strogonoff, fricassé de frango, peito de frango com arroz e batata frita.

Já a Bolos da Cecília traz bolos caseiros que resgatam a tradição familiar. Um bolo não é um alimento para se comer sozinho, mas sim para compartilhar com amigos e família, já que traz alegria e resgata memórias. Com isso, os produtos da rede, que são desenvolvidos por Cecília Victório, são feitos de maneira artesanal e com receitas únicas. As unidades da Bolos da Cecília contam com bolos caseiros como fubá, laranja, cenoura, banana etc. Além disso, a rede é pioneira no famoso e queridinho bolo de churros e também oferece naked cakes, red velvet, bolos mousse, uma linha de bolos Premium desenvolvidos para festas e ocasiões especiais, e bolos salgados. 

Para finalizar, que tal um sorvetinho? A Sr. Sorvete aposta em uma enorme variedade e combinações de sorvetes, oferecendo os sabores tradicionais como laranja, limão, coco e uva, até as linhas modernas e gourmetizadas que seguem a tendência internacional. Com isso, recentemente, a rede lançou o Milk shake australiano que apresenta uma roupagem encorpada, assim como as queridinhas taças lambuzadas, e são incrementados com cookies, pão de mel, chocolates, confeitos e muito mais. Todo o cardápio da Sr. Sorvete é desenvolvido por Leandro Sambini, chef gelatiere da empresa, que recentemente conquistou o 3º lugar no Campeonato Latino Americano de Gelato, competição realizada em Buenos Aires, Argentina, sendo o único mestre gelatiere brasileiro a participar. Leandro também é um dos únicos chefs gelatires associados a FIC – Federação Italiana de Chefes. Os sorvetes da Sr. Sorvete são feitos de maneira semi artesanal, produzidos com 60% de produtos italianos.