Açaí da Praia começa a operar em sistema de franquia

O Açaí da Praia, rede rio-pretense de restaurantes especializados em alimentação saudável, começou a operar em sistema de franquias em agosto deste ano. Os modelos comercializados inicialmente são os de “quiosque” e o “express”. O quiosque, denominado “Ilha Saudável”, tem tamanho pré-estabelecido em 5m², já que vai pronto para ser montado. Já o Express, modelo de rua, tem metragem livre, podendo ser adaptado em pontos comerciais pequenos e médios. Ambos têm o mesmo valor e oferecerão mix de produtos diferentes.

O valor de ambas as modalidades custa R$ 89.400,00, tendo o quiosque taxa de franquia de R$ 19 mil e o Express com taxa de R$ 29 mil. O prazo de retorno do investimento varia entre 18 e 24 meses, com faturamento médio projetado em R$ 30 mil/mês.

O modelo quiosque atende centros comerciais fechados e shopping centers. O modelo Express é ideal para rua. A gama de produtos oferecidas nos formatos é diferente, como citado anteriormente, mas o açaí e suas combinações continuam sendo o carro chefe.

No quiosque são oferecidas quatro combinações prontas de açaí: Sensação, Prestígio, Floresta Negra e Milk Shake. O Açaí puro também está disponível e pode ser combinado com uma gama variada de complementos, 20 no total. Serão comercializados três tamanhos: 200ml, 300ml e 500ml.

No Express além todas as opções de açaís disponíveis no quiosque, o cardápio também conta com saladas no copo, lanches naturais e tapiocas.

A rede conta atualmente com dez unidades, cinco lojas em funcionamento e cinco em fase de implementação. A loja modelo fica em São José do Rio Preto – SP (Av. Alberto Andaló, 3549 – Centro).

Interessados em adquirir uma unidade do Açaí da Praia podem entrar em contato pelo telefone (17) 3218-8144.

História

Tudo começou quando Rafael Marques (sócio-proprietário) cursava o primeiro ano de Nutrição (2005), durante uma aula de Economia e Planejamento Empresarial. Ele comandou um grupo em que o projeto era um restaurante. Mais tarde se juntou a ele o amigo economista Leonardo Schimidinger.

Cinco anos depois (2010) o projeto já estava sendo colocado em prática com a inauguração da primeira unidade de rua, ambos tinham dupla jornada de trabalho e mantinham seus empregos. A coisa começou a dá tão certo que eles tiveram que abandonar as empresas em que trabalhavam.

Em 2017 se juntou ao grupo Daniel Rosa, empresário que atua em diversos ramos de negócios.

Números

O Açaí da Praia emprega cerca de 50 funcionários direta e indiretamente, sem contabilizar ainda as unidades franqueadas, com uma média salarial de R$ 1.300,00. O Açaí comercializado pela marca vem diretamente do Pará, tem 70% de concentração (tipo nobre). São vendidos até mil quilos por semana.

O faturamento da marca em 2016 foi de R$ 3,5 milhões e projeção de 5 milhões para 2017, incluindo o projeto de franquias.

Franquias

Segundo a ABF o faturamento total do setor de franquias atingiu R$ 151,2 bilhões no ano de 2016, o que representa um crescimento de 8,3% em relação ao ano de 2015, com projeção de aumento de 7% a 9% em 2017. Mais uma vez o franchising brasileiro obtém um desempenho positivo, diversas vezes superior ao PIB nacional, que neste período recuou 3,6%, segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE.