A franquia que cuida da saúde do seu pet

A partir de uma experiência bem sucedida de cuidado com seu próprio pet, os idealizadores da DrogaVET, Flavio Pigatto Monteiro e Sandra Schuster, perceberam a necessidade de criar uma farmácia de manipulação voltada exclusivamente para o mercado pet. Foi assim que a DrogaVET abriu pela primeira vez suas portas em junho de 2004 iniciando um novo segmento de mercado.

Atualmente, a franquia investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer ao mercado fórmulas elaboradas em diversas formas e sabores.

A marca também produz medicamentos que não existem ou que saíram de linha na indústria farmacêutica convencional. Além disso, cerca de 10% dos princípios ativos usados no Manipulado DrogaVET são exclusivos.

Hoje, a DrogaVET conta com 38 unidades em funcionamento, sendo três próprias e 35 franquias, localizadas nas principais cidades do Brasil. A meta é atingir a marca das 70 unidades até 2020. Conversamos com a sócia-fundadora da DrogaVET, Sandra Schuster, para entender como pretendem atingir esse objetivo. Confira.

Mapa das Franquias: Qual a origem da DrogaVET? Que necessidade do mercado ela veio atender?

Sandra Schuster: Após alguns anos trabalhando na manipulação de medicamentos humanos, com a necessidade de preparar medicamentos na forma de biscoitos com sabores variados para o meu cão, um cocker spaniel, que sentia grande dificuldade em deglutir qualquer tipo de remédio, veio a ideia e visão de necessidade, por mim e por Flávio Pigatto, de criar uma de farmácia de manipulação voltada exclusivamente para o crescente mercado pet.

Mapa das Franquias: Qual o seu principal diferencial ou aspecto único? Como ele beneficia o consumidor [tutor do pet]? E o franqueado?

Sandra Schuster: Nosso diferencial é o investimento em pesquisa e desenvolvimento para oferecer ao mercado fórmulas elaboradas nas mais diversas formas e sabores. Entre eles, é possível destacar: os biscoitos medicamentosos,  as caldas e os molhos (que possuem sabores sobres variados entre doces e salgados), e podem ser colocadas sob a ração do animal ou dados diretamente ao pet, além das pastas orais, xaropes e o filme oral (que adere na boca, sendo absorvido imediatamente, impedindo que o animal jogue fora o medicamento, ideal para medicar gatos). O resultado disso é um tratamento eficaz e sem estresse para o tutor e seu pet.

Outro ponto interessante é que o medicamento é feito na dose certa, não havendo desperdício, por conta disso o custo é menor. Além disso, temos a preocupação de assegurar a qualidade dos nossos produtos e, para isso, contamos com um corpo técnico, com mais de 60 farmacêuticos e 70 veterinários, altamente especializado em nossa rede, sempre em busca de soluções para os pacientes e tutores.

Além disso, o manipulado DrogaVET permite a associação de diversos princípios-ativos, potencializando a eficiência e a velocidade no tratamento, bem como a produção de medicamentos que não existem ou que saíram de linha na indústria farmacêutica convencional, sendo que cerca de 10% dos princípios ativos usados no manipulado DrogaVET são exclusivos.

Já para os franqueados, disponibilizamos todo o treinamento, cursos de aperfeiçoamento, palestras, suporte operacional e de gestão, além de todo o apoio da parte comercial. Acreditamos que com um bom suporte técnico, tecnológico e comercial, teremos uma rede coesa e antenada às necessidades dos consumidores, pets, tutores e veterinários.  Além disso, há o auxílio na escolha do ponto comercial, o apoio na montagem e inauguração da loja, entrega de manuais de administração, uso da marca e procedimentos técnicos, indicação de fornecedores qualificados e toda uma consultoria permanente.

Mapa das Franquias: Qual o benefício específico para o pet?

Sandra Schuster: O manipulado DrogaVET permite a associação de diversos princípios-ativos, potencializando a eficiência e a velocidade no tratamento, bem como a produção de medicamentos com  matérias-primas exclusivas ou que por ventura tenham saído de linha na indústria farmacêutica convencional. Dessa forma, o pet e seu tutor poderão ter acesso ao um produto manipulado DrogaVET com fórmulas, formatos e sabores totalmente personalizados ao peso, idade, porte, raça do animal de estimação, sempre seguindo as orientações de seu médico veterinário.

Mapa das Franquias: Além dos pets mais comuns, como cachorros, gatos e pássaros, que outros animais a DrogaVET está capacitada a atender?

Sandra Schuster: Além desses, a DrogaVET manipula fórmulas para cavalos, roedores e alguns répteis.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Por quê?

Sandra Schuster: Por ter como foco a manipulação de medicamentos, sempre preferimos candidatos que já atuem na área da saúde (farmacêuticos ou veterinários), mas não descartamos potenciais sócio investidores ou gestores, desde que tenham vivência na área da saúde para ficar à frente do negócio.

Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?

Sandra Schuster: O treinamento para o franqueado é realizado na Franqueadora e Unidade Modelo em Curitiba. O colaborador ou franqueado realiza uma imersão nas áreas correlatas a que irá desempenhar na franquia, além de vivenciar a experiência profissional juntamente com o coaching da área que estará auxiliando e esclarecendo todas suas dúvidas durante a execução das atividades e treinamentos teóricos.

O processo todo ocorre de forma individualizada para melhor absorção das técnicas e padrões da Rede DrogaVET.

Mapa das Franquias: Quantas horas de duração tem o treinamento?

Sandra Schuster: A duração do treinamento possui variação de carga horária conforme a área de atuação e experiência do franqueado ou colaborador.

Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede? A consultoria de campo acompanha os franqueados? Como é feito esse suporte?

Sandra Schuster: Não trabalhamos com consultoria de campo. Utilizamos ferramentas próprias, desenvolvidas para atender às necessidades específicas da Rede DrogaVET, além de contar com uma equipe multidisciplinar que mantém contato diário com as unidades antecipando dificuldades e auxiliando no dia-a-dia para um bom desempenho de toda a rede.

Mapa das Franquias: Quais os formatos de franquia disponíveis?

Sandra Schuster: Possuímos dois modelos de franquia. O primeiro é focado nas cidades com mais de 500 mil habitantes, o qual chamamos de formato padrão, com 100m2 e investimento inicial a partir de R$ 350 mil. Já o segundo, é voltado para regiões com até 500 mil habitantes, no formato compacto, com até 70m2 e investimento inicial a partir de R$ 250 mil.

Mapa das Franquias: Qual a taxa de retorno de investimento esperada?

Sandra Schuster: Estimamos o retorno sobre o investimento em 30 meses e um lucro líquido de de 18 a 23%  para a loja padrão.

Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2019 e quais as melhores praças para crescer?

Sandra Schuster: 60 unidades contratadas, a região sudeste apresenta um bom potencial para novas unidades (interior de SP e MG).

Mapa das Franquias: O que determina a escolha das praças?

Sandra Schuster: Buscamos atender consumidores em diferentes localidades do Brasil, dessa forma, a empresa realiza sempre um estudo de mercado para mapear o potencial de consumo de cada região. Através desses dados, identificamos as capitais e as cidades com maior potencial, sempre cruzando esses dados também os aspectos comerciais ligados ao perfil do público da região, localização de PDV e capacidade evolutiva do negócio.