5 dicas para manter o rendimento de uma franquia de sorvetes no inverno

Por Leandro Sambini, sócio fundador da Sr. Sorvete e chef Gelatiere, com mais de 20 anos de experiência na produção de sorvetes

No momento em que o mercado vive um período de retração econômica, o segmento de franchising se mostra bastante consistente. Em 2016, registrou um crescimento de 8,3%, atingindo R$151,24 bilhões, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising. O  setor de Alimentação ainda registrou crescimento de 6% no primeiro trimestre de 2017 de acordo com a Associação.

Atuando no mercado de sorvetes há mais de 20 anos, o chef Gelatiere Leandro Sambini decidiu abrir uma franquia de sorvetes em 2014, a Sr. Sorvete. Vindo de uma tradicional família de sorveteiros do interior de São Paulo, a rede sempre busca inovações para atrair mais clientes. Por isso, lançou um cardápio especial para o inverno que conta com grand gateau, sorvete assado, entre outras guloseimas. 

Abaixo, Sambini dá cinco dicas para manter o sucesso de uma franquia de sorvete durante o inverno: 

1- Regularidade

O grande erro dos sorveteiros no inverno é não manter a regularidade no horário de funcionamento e abrir mais tarde e/ou fechar mais cedo. Isso é um erro grave, pois o consumidor já está acostumado com o horário de atendimento. Criar um padrão, independente da estação do ano, é fundamental para manter sua clientela fiel no ambiente.

2- Cardápio de inverno

O sorveteiro sempre deve ter um cardápio para essa época do ano, isso desperta a curiosidade dos atuais clientes e atrai um novo público ao estabelecimento.

3- Inovação

Inovação é a palavra chave, pois não basta ter um cardápio de inverno. Tem que trazer algo novo, surpreendente, algo que tem um toque todo seu, transmitindo a ideia de exclusividade. 

4- Marketing

Não deixar de investir em marketing é fundamental. Não adianta apostar em um cardápio de inverno, trazer inovação, se não tiver uma boa divulgação. 

5- Promoção

Promoções são sempre bem vindas e, nessa época do ano são fundamentais, pois alavancam as vendas e atraem novos clientes.