4 dicas para manter a alimentação saudável no verão

Na estação mais quente do ano, manter a saúde demanda alguns cuidados com a alimentação. No calor, o corpo perde muita água e minerais, além de deixar aquela sensação de mal-estar e inchaço. Mas para evitar esses problemas, quais são as precauções que devemos tomar?

A nutricionista Larissa Miriam, da Bio Mundo, rede de lojas que busca gerar saúde e bem estar através de produtos saudáveis, traz algumas dicas para ajudar a tornar o seu verão ainda mais saudável.

“Beba muita água”

De acordo com a nutricionista essa dica pode até parecer simples, mas é de grande importância para manter o bom funcionamento do organismo, já que cerca de 70% do nosso corpo é feito de água. “Ela tem o papel de regular a temperatura corporal, ajudar no transporte e absorção dos nutrientes, auxiliar na desintoxicação, além do papel de hidratação”, explica Larissa.

“Muitas pessoas substituem a água por sucos, refrigerantes e chás, nesses casos é muito importante ficar alerta para a quantidade de açúcar que estamos ingerindo também. Ainda mais no caso das bebidas não naturais, que podem trazer substâncias que prejudicam a saúde”, alerta a nutricionista.

“Troque as frituras pelos assados”

Ninguém está pedindo para deixar de comer seus alimentos favoritos, mas já pensou em mudar a forma de preparo deles? Larissa explica que trocar a imersão em óleo pelo forno pode retirar em média 150 kcal da refeição. “Alimentos muito gordurosos atrapalham a digestão, o que traz a sensação de inchaço e desconforto. Para o verão, o ideal é manter uma alimentação mais leve e balanceada, que trarão mais disposição. Os alimentos assados, grelhados e cozidos são as melhores opções”, explica.  Aproveite para diminuir o consumo de sal e evitar produtos industrializados que tem alto teor de sódio.

“Abuse das saladas e faça refeições leves”

Outra dica da nutricionista é o de preparar as refeições com muitas verduras e legumes, já que são alimentos menos calóricos e com muita vitamina e minerais. “Esses serão seus principais aliados na hora de manter uma alimentação saudável no verão. Escolha sempre os alimentos naturais e frescos”, comenta Larissa.

Fazer pequenos lanches entre os intervalos das principais refeições do dia vai ajudar a manter a sensação de saciedade do corpo, evitando que se coma em excesso. “Aproveite para ingerir alimentos que contenham gordura boa, como as oleaginosas, e que ainda são ótimas fontes de ômega 3 e 6. Importante para o bom funcionamento do organismo e protegem contra o sol. Aproveite então as castanhas, nozes, amêndoas, entre outras”, explica a nutricionista.

“Na hora da sobremesa, escolha as frutas”

As frutas também devem compor seu cardápio no verão. “Para manter uma alimentação saudável no calor, as frutas, assim como as verduras e os legumes, devem ser os protagonistas em todas as refeições. As frutas, além de refrescantes, desempenham papel de proteção para o organismo, por serem fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras”, comenta a nutricionista.

“No verão é normal nos sentirmos indispostos na hora de comer algo, escolhendo esses alimentos mais leves conseguimos nos manter mais hidratados e nutridos”, completa. Seguindo essas dicas o verão será muito mais saudável.