27ª ABF Franchising Expo cria espaço dedicado ao modelo de negócios Microfranquias

Modelos de negócios atraentes por um menor valor de investimento e por facilitarem a realização do sonho de quem deseja ter o próprio negócio, as microfranquias ganharam um espaço exclusivo na 27ª ABF Franchising Expo. O Boulevard de Microfranquias, dedicado a redes com investimento de até R$ 90 mil, reunirá dezenas de marcas que destacarão novidades, produtos e serviços (veja lista abaixo) trazidos para a feira oficial do franchising brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions acontecerá de 27 a 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

A retração da economia brasileira contribuiu para o crescimento das microfranquias no mercado. De acordo com a pesquisa Perfil das Microfranquias no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Franchising, em 2016 operavam no País 557 marcas com unidades de microfranquia, seja de maneira exclusiva ou paralela ao modelo tradicional. Deste universo, 79,8% atuavam exclusivamente com microfranquias e 20,2% operavam com ambos os formatos: tradicional e microfranquia. Dentre as redes que ainda não adotavam o modelo de negócio, 36% declararam pretender desenvolvê-lo nos próximos anos. Já dentre as franqueadoras que operavam negócios nos dois formatos, 58% das unidades eram microfranquias.

Na visão de Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, o Boulevard das Microfranquias alia os interesses do potencial investidor por ingressar no franchising e do franqueador, por alcançar novos mercados e consumidores. “Tem havido um aumento da demanda por modelos de negócios mais enxutos, como quiosques, home-based, trucks e similares, e a ABF Expo tradicionalmente acompanha os movimentos e tendências do mercado. Daí a relevância de lançarmos um espaço exclusivamente dedicado às microfranquias na feira. Estamos, de um lado, atendendo o interesse do público visitante interessado e, de outro, aproximando ainda mais as marcas que atuam com esses formatos do seu público-alvo”, observa.

Para Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, novos formatos e microfranquias, a dinâmica e a capacidade do franchising de se reinventar são fatores que contribuíram para o crescimento desse modelo de negócio. “Pelo próprio dinamismo do setor, que habitualmente responde rápido às demandas do mercado, e a busca constante das empresas franqueadoras por inovar e ampliar sua atuação, as microfranquias vêm crescendo ano a ano. Além disso, elas favorecem a formalização e a profissionalização de muitos microempreendedores”, ressalta a executiva.