Nanofranquia é a aposta de grandes marcas para driblar as mudanças do mercado

Modelos menores começam a ganhar destaque entre os grandes e franqueadoras passam a mudar forma de expansão

Por que as franquias continuam conquistando bons números mesmo em meio à instabilidade econômica do Brasil? Entre os motivos, vale destacar que o país figura entre os que mais possuem empreendedores no mundo, sendo o franchising, talvez, a maior porta de entrada neste imenso universo, já que oferece mais solidez e, consequentemente, maiores chances de sucesso. Isso acontece porque o franqueado atua com uma marca já consolidada no mercado, com modelos testados e comprovados, conta com suporte do franqueador e, desta maneira, pula algumas etapas fundamentais – e trabalhosas – relacionadas a um empreendimento próprio.

A Associação Brasileira de Franchising – ABF realiza vários estudos ao longo do ano e, um deles, apontou que marcas de franquias voltadas ao segmento de Moda estão entre as mais procuradas dos dois últimos anos, suportando muito bem aos mais acentuados momentos da crise – 2016 e 2017.

Ainda nesse estudo, notou-se que várias marcas importantes começaram o processo de interiorização, ou seja, houve investimento para que os empreendedores de cidades do interior do país também tivessem a mesma oportunidade de ter sua unidade de franquia. É o que afirma Lucas Atanázio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO. “Este movimento de interiorização começou em 2016 e continua ocorrendo. Pela saturação de diversas praças, houve o impulsionamento de investimentos voltados ao interior do país. A adaptação de diversas marcas fez com que potencializasse a economia de, pelo menos 600 localidades, colaborando para o fortalecimento do setor.”

Novos locais, novos perfis de empreendedores. Uma característica identificada desses novos empreendedores é a linha de investimento, antes lojas físicas tinham maior procura entre os possíveis empreendedores, agora o mercado está voltado a quiosques, franquias sem ponto físico e lojas virtuais. Letícia Penna é idealizadora da marca Sapatilha na Sacola. Com 50 unidades em operação, a marca reiniciou sua expansão e pretende dobrar o número até findar-se o ano.

A SNS tem uma história bem bacana e nasceu exatamente de um modelo home based nas mãos de sua idealizadora. A marca entendeu as novas mudanças de mercado e   reposicionou o modelo de negócio. “Bom, eu comecei no mundo dos negócios vendendo exatamente de porta a porta, por isso, quando tive a oportunidade de tirar minha ideia do papel  a transformei  em realidade. Com o novo cenário do mercado,  hoje disponibilizamos uma modalidade mais enxuta, a Home Select, ou seja, uma nano franquia para microempreendedores que estão começando como eu comecei um dia. A ideia é ir de encontro com a realidade econômica dos possíveis investidores, assegurando o valor acessível com foco na  rentabilidade.’’

Dentro desta nova roupagem, a marca oferece franquias entre R$9.900,00 – Home Select – e R$90.000,00 – Loja Física completa.

“Reiniciamos a expansão há exatos 30 dias e, neste momento, a franquia de número 100 está mais próxima do que distante. É obrigação das marcas entenderem as nuances do mercado e mudar o rumo do barco”, conclui Wanderley Junior, sócio e marido de Letícia Penna. Dar voz aos pequenos, esta é a nova ordem das marcas. Ainda de acordo com a ABF, devido a tais reposicionamentos de mercado, é esperado um crescimento de 9 a 10% do total de faturamento das franquias por todo o país.