Como o suporte à rede franqueada gera sucesso

Publicado em 22/11/2018 por Imprensa

Por Alex Quezada, diretor de Franquias da 5àsec

Um dos grandes diferenciais de atuar no segmento de franquias é que os interessados em abrir o seu próprio negócio buscam, além de uma opção já testada e formatada no mercado, uma rede que possa dar todo o suporte necessário para que haja êxito na operação. Independentemente do segmento, é imprescindível que as redes deem todo o suporte necessário aos franqueados, pois apenas dessa forma será possível obter o tão almejado sucesso. 

Algumas franqueadoras podem passar por momentos de turbulência, gerando um cenário ruim graças à falta de processos definidos, manuais, treinamentos ou profissionais qualificados para compor e gerir equipes. O primeiro passo para ganhar fôlego é apostar em pessoas certas para as posições certas. Trazendo profissionais que tenham o perfil de determinada área, fica mais fácil desenvolver projetos e inovar. Outro ponto importante é criar novas vagas e até mesmo funções que antes não existiam, ou aumentar o número de colaboradores em diferentes departamentos. 

Quer um exemplo? Sua marca conta com Consultoria de Campo? Este é um departamento obrigatório em qualquer rede de franquia. Outro nicho, pouco explorado por marcas B2C, são parcerias relevantes com empresas. Dessa forma, um gerente de B2B torna-se um grande diferencial ante aos concorrentes no que diz respeito às parcerias. Também é importante investir em manuais e treinamentos, para que todas as unidades sigam padrões e processos, visando garantir a qualidade do produto ou serviço prestado ao cliente. 

Na 5àsec, por exemplo, criamos o Programa de Excelência, que auxilia de forma efetiva no fortalecimento da cultura empresarial e no DNA da marca. A estratégia é envolver toda a rede por meio de métricas e critérios estabelecidos pela franqueadora, com intuito de nortear a melhor forma de gerir o seu negócio. Este projeto tem como foco os resultados que irão influenciar diretamente no crescimento das lojas da rede, na rentabilidade das unidades, na atuação da marca em território nacional e na satisfação plena dos clientes atendidos. Por meio de um sistema de gestão orientado para a conquista da excelência em franquias, um dos objetivos é focar em melhorias operacionais para estarmos sempre um passo a frente à concorrência.

Não tenha medo de se reinventar. Algumas reestruturações são sempre bem-vindas, principalmente porque o mercado está em constante evolução. Digo isso, pois se você decide apostar em mudanças, consequentemente fortalece a marca, aquece o negócio, fideliza e estimula os empreendedores que fazem parte da rede e, de quebra, conquista novos franqueados. Principalmente em franquias, tais ações contribuem para a expansão, que dá força à marca. Em consequência, o mercado vê o progresso e há uma valorização do negócio para o próprio franqueado. Com o time certo e focado, é possível desenvolver novos projetos, criar processos e trazer novidades. E aí, vamos nessa? 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias de Lavanderias , 5 à Sec